quarta-feira, 25 de junho de 2014

Um esbanjamento que valeu a pena

Diário de um presidente de Câmara
Todos os dias me surpreendo com a forma como se esbanjava dinheiro nesta câmara antes de eu ser presidente. Por exemplo, cheguei a conclusão de que se tinha adjudicado serviços a um gabinete de advogados de um milhão de euros, para aí três vezes mais do que outros gabinetes cobravam. 

Mandei marcar uma conferência de imprensa para denunciar este escândalo, mas pouco antes dela acontecer, entra-me pelo gabinete um alto dirigente nacional do partido. Que sabia da história e me pedia para não a divulgar. É que, explicou-me, aquele é um esquema que muitos autarcas nossos também fazem e que no fundo acaba por, em parte, reverter para financiamento partidário. Fiquei chocado. Não pelo que acabava de ouvir,  mas por não conhecer aquele esquema. 


A bem do partido, resolvi aceitar o pedido, desde que me resolvessem uns problemazitos e para ter alguma coisa para dizer na conferência de imprensa, que já não dava para desmarcar. Coloquei-lhe três dossiers nas mãos e ele passou a hora seguinte a fazer uma série de telefonemas. 


Completamente encharcado em suor, antes de eu sair, garantiu que estava tudo tratado. De forma que, na conferência de imprensa, não falei da história do advogado, mas dei a boa nova da aprovação de três projectos comunitários no valor de quatro milhões de euros. Isto compensa ser leal ao partido. 


Sem comentários:

Enviar um comentário